Procedimentos e Servicos
Consiste na realização de sessões de hemodiálise na Nefroclínica, sempre acompanhada por equipe de enfermeiros e médico nefrologista.
Através da máquina de hemodiálise, o sangue do paciente é limpo e filtrado (tem suas impurezas removidas), trabalho que o rim já não consegue realizar sozinho.
De forma simplificada, a máquina recebe o sangue do paciente através da fístula que ele possui no braço ou através da presença de um cateter . O sangue passa pelo dialisador (filtro) e entra em contato com o dialisato (solução de diálise). Esse contato se dá por uma membrana semipermeável que remove as toxinas e volume em excesso no sangue. Em seguida, o sangue retorna limpo para o paciente, novamente, pela fístula ou pelo seu cateter.
As sessões podem ser feitas até 06 vezes por semana com duração de 02 horas ou 03x/semana com duração de 04 horas, conforme a prescrição do médico nefrologista e a necessidade do paciente. Todo o tratamento realizado é individualizado para cada paciente.
É importante que o paciente invista em atividades que lhe tragam bem-estar e qualidade de vida. Algumas possibilidades são assistir televisão, usar o Wi-Fi, buscar por tutoriais no YouTube, ouvir suas playlists favoritas.
Dispomos de uma rede de hospital conveniados onde o nosso paciente caso necessite de internação realize hemodiálise ou diálise peritoneal no ambiente hospitalar (UTI), além de ser acompanhado pela equipe Nefroclínica.
Dentre as modalidades de hemodiálise em UTI, realizamos hemodiálise clássica, estendida e hemodiafiltração contínua, conforme a necessidade do paciente.
O tratamento é como a Hemodiálise Clínica, porém, é destinado a pacientes que estão viajando. Para usufruir deste benefício basta atentar-se a alguns pontos:
- Consulta prévia com seu médico nefrologista, para que se tenha a avaliação da condição física do paciente.
- Agendamento de sessões com antecedência de 30 dias conforme a disponibilidade da vaga.
- Preenchimento de formulário com a equipe de assistência social (é preciso preencher o formulário de trânsito com seu Estado, cidade e período desejado para as sessões).
- Além disso, é preciso levar todos seus documentos ( CPF, RG, carteira do convênio médico , exames e laudos recentes). Lembre-se de fazer um planejamento bem detalhado, evitando imprevistos.
Este tratamento tem a mesma função da Hemodiálise, porém, é realizado na casa do próprio paciente.
O aparelho responsável pela terapia drena e infunde uma solução diretamente no abdômen do paciente (não há contato com o sangue, como na hemodiálise). Neste momento as impurezas e o excesso de volume do paciente são retirados. Este procedimento é realizado todos os dias, normalmente à noite com duração média de 06-08 horas. A remoção das toxinas e do volume são feitas de maneira mais lenta quando comparada a Hemodiálise, desta forma o paciente possui menores chances de hipotensão ou mal-estar. Para que a realização da Diálise Peritoneal seja mais tranquila, é importante que o paciente conte com o apoio e ajuda de um familiar e / ou cuidador.
O paciente continua sendo acompanhado por um médico nefrologista no consultório assim como Equipe multiprofissional (enfermeira, psicólogo, nutricionista e assistente social).
Tanto a hemodiálise como a diálise peritoneal são métodos igualmente eficazes. A decisão de qual terapia realizar é tomada em conjunto, o médico e o paciente / familiares.
Pacientes com Doença Renal Crônica que não realizam terapia dialítica podem necessitar da infusão de alguns medicamentos para tratar uma possível anemia ou alguma infecção, por exemplo.
Para isso contamos com uma sala de infusão de medicamentos a qual permite a aplicação de medicações via intravenosa, subcutânea ou intramuscular. A administração dos medicamentos é feita pela equipe de enfermagem em um ambiente humanizado conforme prescrição médica individualizada.
Este tratamento consiste na soma de duas técnicas: a hemodiálise somada a hemofiltração. Traz a vantagem da remoção de moléculas de maior peso molecular, como a beta 2 microglobulina .
Devido às suas membranas biocompátiveis de alto fluxo, ocorre menor liberação de citocinas, o que gera menos inflamação ao organismo.
Seus principais diferenciais são a remoção de moléculas maiores (não removidas pela hemodiálise convencional), menor inflamação, maior disposição e qualidade de vida para as tarefas do dia a dia.
Horário dos turnos:
De segunda à sábado, em três turnos:
- 07:00 às 11:00
- 12:00 às 16:00
- 17:00 às 21:00