Pielonefrite: a doença silenciosa que pode afetar a sua saúde renal

A pielonefrite é uma infecção do trato urinário que, se não tratada adequadamente, traz prejuízos sérios à saúde. Continue lendo e saiba mais.

Quem já teve que correr para o pronto socorro por causa de um problema renal sabe bem como essas doenças podem ser difíceis de diferenciar de outros problemas sem a ajuda de uma equipe médica especializada.

No caso da pielonefrite não é diferente: a doença é silenciosa, apresentando sintomas apenas quando já se encontra em estágio avançado.

Vamos entender, agora, o que é essa doença, como se desenvolve, como tratar e diagnosticar, confira.

O que é Pielonefrite?

Essa é uma doença inflamatória infecciosa, causada por bactérias que afetam uma região específica dos rins, chamada bacinete, que possui forma semelhante a de um funil e serve para facilitar que o fluxo de urina chegue à bexiga, através dos ureteres.

Todo o sistema urinário é interligado com um propósito: produzir e eliminar a urina, que é um líquido livre de bactérias (estéril). Porém, em algumas situações pode haver entrada de bactérias no trato urinário inferior, que é composto pela bexiga e ureteres. 

Quando isso ocorre, o paciente terá uma infecção de urina. Por falta de tratamento adequado, a infecção evolui, atingindo diretamente os rins, causando a pielonefrite, doença que causa insuficiência renal e pode gerar consequências muito sérias para a saúde dos pacientes, levando até mesmo a casos de sepse (infecção generalizada), que tem taxas de mortalidade muito altas.

Fatores de risco

Alguns pacientes são mais suscetíveis a contrair a pielonefrite do que outros. Isso se dá devido a fatores como:

  • Ter diabetes, cistites de repetição ou rim policístico;
  • Fazer uso de imunossupressores ou ter doenças que debilitam o sistema imune, como HIV;
  • Anatomia feminina, que se localiza entre a vagina e o ânus, favorecendo a contaminação da uretra, principalmente durante relações sexuais;
  • Obstruções do trato urinário como hiperplasia prostática, pedras nos rins, etc.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é feito através de exames clínicos, como hemograma e exame de urina. É importante lembrar que esses são exames de rotina, sendo assim, mantendo os cuidados em dia, é muito provável que a infecção seja diagnosticada e tratada antes de se tornar uma pielonefrite.

Prevenção

A pielonefrite não apresenta sintomas nos primeiros estágios de infecção, apenas quando há um dano significativo nos rins. Por isso, o melhor jeito de lidar com esse problema é evitando que se desenvolva.

A pielonefrite pode ser evitada através de cuidados simples como beber água, não segurar o xixi, fazer exames de rotina, cuidar de problemas prévios de saúde, etc.

Mas, se ainda assim a infecção se desenvolver, o tratamento é feito com o uso de antibióticos, analgésicos e outros medicamentos indicados pelo seu médico após avaliação dos exames e da urocultura (que revela qual a bactéria causadora da nefrite).

Se você tem dúvidas sobre os sintomas ou como tratá-los, entre em contato com nossa equipe!