Mitos e verdades sobre doença renal e gravidez

Uma das verdades sobre doença renal é que no mundo mais de 800 milhões de pessoas sofrem com ela, conforme dados do Ministério da Saúde. Trata-se de 10% da população mundial, mas sabia que uma parte disso é composta por gestantes?

Muitas gestantes enfrentam esse problema e se questionam sobre o que é verdade e o que é apenas um mito. Uma mentira comum sobre o assunto é que pacientes renais não podem engravidar, quando na realidade muitas mulheres conseguem.

Para auxiliar no entendimento, confira abaixo os mitos e verdades sobre doença renal

Mitos sobre doença renal e gestação

É possível destacar três mitos em relação a gravidez para pacientes renais.

Doença renal é sempre hereditária

Trata-se de um grande mito, afinal nem toda doença renal é hereditária. Por outro lado, uma parte delas podem passar das mães para os filhos, então o ideal é avaliar a situação e entender as particularidades de cada caso.

O bebê será afetado pela doença renal crônica

Apesar de ocorrer com certa frequência o desenvolvimento da hipertensão e pré-eclâmpsia, bem como a redução do crescimento fetal e perda gestacional, a realidade é que nem toda gestação será dessa forma.

Existem casos em que o bebê não nasce com peso baixo, pois essas situações de risco não acontecem em 100% dos casos. Portanto, o ideal é fazer o acompanhamento médico para acompanhar a gestação.

Só existe um método de tratamento das gestantes

Os pacientes renais podem fazer a diálise por meio da hemodiafiltração, já que se trata de uma técnica que reduz a fadiga pós-diálise. Além disso, é eficiente no controle da produção de hormônios e na eliminação de toxinas do corpo, purificando melhor o sangue e aumentando a qualidade de vida.

A hemodiálise tem eficácia para a gravidez, por mais que tenha as suas complexibilidades, mas é preciso ter atenção durante a gestação. Desse modo, a escolha do método dependerá das características da pessoa.

Verdades sobre doença renal

Entre as verdades, destacam-se três.

Pedra nos rins podem complicar a gestação

É um complicador, já que a obstrução urinária durante a gravidez pode ter um limite de alcance do tratamento. Pacientes renais possuem mais risco de aumentar os cálculos, que podem causar hipertensão, infecções no trato urinário e parto prematuro, ou seja, o acompanhamento médico é primordial.

Atenção com a pressão arterial e níveis de proteína na urina

O monitoramento desses dois níveis é importante, porque a junção deles podem causar pré-eclâmpsia, por exemplo.

Necessidade de cuidados médicos especializados

O ideal é contar com cuidados médicos antes, durante e após a gestação, principalmente se a equipe médica for multidisciplinar. É fundamental o trabalho em conjunto da nefrologia com a obstetrícia.

Agora que você conferiu os mitos e verdades sobre doença renal, caso tenha ficado com alguma dúvida, acesse o nosso site para saber mais.