A espiritualidade no tratamento da DRC

Cuidar do corpo, em muitos momentos, exigirá cuidar também da mente! Já existem estudos comprovando o benefício da espiritualidade no tratamento da doença renal crônica. Saiba mais:

Descobrir uma doença grave costuma desestabilizar muitos pacientes.

Mesmo com os avanços da medicina, ainda não podemos curar algumas enfermidades.

Nesses casos, o tratamento é necessário e precisa ser administrado enquanto o paciente viver.

Contudo, descobrir uma doença renal crônica não significa o final da vida ou que o paciente não poderá mais ter dias bons e com qualidade.

A verdade é que é a nossa forma de encarar e lidar com a doença poderá ajudar a fortalecer o organismo na luta contra o problema.

Entenda:

O sistema imunológico e a saúde mental

Já sabemos que a saúde mental afeta diversos aspectos do organismo e seu funcionamento.

Quando não estamos bem mentalmente, podemos sofrer não apenas com problemas de humor, alterações no sono, disposição e concentração, como também podemos sentir efeitos físicos causados pelo adoecimento mental.

Além das mudanças nas taxas hormonais, também pode haver uma associação da piora na saúde mental, com o desenvolvimento de doenças autoimunes.

Já foi comprovado por inúmeros estudiosos que doenças como a depressão aumentam o risco de problemas cardiológicos, além de provocarem desarranjos gastrointestinais, no sono, no humor, no apetite etc.

E todas essas alterações podem resultar em diversos problemas como queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, intolerâncias alimentares, infecções e muito mais.

Então, podemos perceber que há uma relação entre a saúde do corpo e o bem-estar mental.

Mas onde a espiritualidade se encaixa nisso?

Em um primeiro momento, precisamos ressaltar que espiritualidade não é a mesma coisa que religiosidade.

A espiritualidade é definida como “a busca pessoal para entender questões finais sobre a vida, sobre seu sentido, as relações com o sagrado ou transcendente, que pode ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas ou formações de comunidades religiosas”.

Apesar de muitas pessoas fazerem essa ligação, a espiritualidade pode ser vivida de forma separada de religiões.

Mesmo quem se considera ateu ou agnóstico pode experimentar vivências espirituais nas práticas que trazem bem-estar e sensação de paz e missão cumprida.

Para nossa mente, é importante ter um propósito, um motivo ou sonho pelo qual levantamos todas as manhãs.

Essa é uma forma de trazer satisfação para nossas vidas mesmo em situações adversas.

Então, quando falamos aqui sobre espiritualidade, nos referimos a qualquer prática que promova o bem-estar mental e que ligue o paciente a uma sensação de transcendência.

Conforme a psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva menciona, a espiritualidade é muito importante para que possamos trazer significado a nossa existência.

Quais práticas posso adquirir?

A fim de encontrar essa sensação de paz e bem-estar, podemos listar diversas atividades que são consideradas boas formas de alcançar esse objetivo, mas vale lembrar que cada pessoa vivenciará sua espiritualidade de uma forma.

Por isso, não se prenda a métodos. Você pode:

• Meditar;
  • Fazer uma oração;
  • Estar em contato com a natureza;
  • Frequentar centros de trabalho voluntário por uma causa pela qual se identifique;
  • Frequentar igrejas;
  • Trabalhar em causas humanitárias, etc.

Mas o que a espiritualidade tem a ver com a saúde renal?

Estudos comprovaram que a religiosidade/espiritualidade se relacionam positivamente a uma variedade de indicadores de saúde mental, como citamos acima.

Além disso, conferem certa proteção contra vícios e ideações suicidas no enfrentamento à doença renal crônica.

Alguns benefícios que a espiritualidade pode trazer aos pacientes com doenças renais crônicas:

• Melhor saúde psicológica;
  • Apoio social maior;
  • Maior adesão ao tratamento renal;
  • Melhora do funcionamento físico e cognitivo;
  • Maior apoio emocional;
  • Superação de sentimentos negativos.

O estudo que notou esses e outros efeitos foi realizado na Arábia Saudita com 310 pacientes em hemodiálise.

Exercer a sua espiritualidade pode ser um ponto de apoio e de alívio em meio aos tratamentos para manter sua qualidade de vida.

E caso precise de apoio psicológico, procure um profissional que possa lhe atender.