Cuidados para fugir de uma infecção de urina na férias

A infecção urinária pode acabar com suas férias, mas para que isso não aconteça, você deve seguir alguns cuidados simples que vão evitar a doença.

Durante o verão, muitas pessoas fazem longas viagens para chegar a destinos com praias ou parques aquáticos. E tem coisa melhor?

O problema é que, no ritmo da viagem, muitas vezes temos alguns hábitos que aumentam a proliferação de bactérias e favorecem o desenvolvimento de uma infecção de urina.

Confira, então, algumas dicas para evitar que suas férias acabem mais cedo por causa da infecção de urina.

1 – Faça paradas para fazer xixi

Ao viajar de carro ou ônibus por muitas horas, temos a tendência a segurar o xixi. Porém, esse hábito é um dos principais fatores de risco para uma infecção urinária.

O ideal é programar paradas a cada 2 horas para ir ao banheiro. Essas paradas serão perfeitas para melhorar a sua circulação sanguínea, diminuindo os desconfortos causados pela viagem.

Se você estiver em um ônibus, aproveite todas as paradas para ir ao banheiro, mesmo que não esteja com tanta vontade no momento.

2 – Não fique o dia todo sem ir ao banheiro

Geralmente, quando vamos a praia ou a parques aquáticos, ficamos o dia inteiro sem ir ao banheiro, retornando apenas a noite, na hora do banho.

Esse é um hábito terrível para o seu sistema urinário. Ao passar o dia inteiro segurando a urina e exposto a diversos microrganismos presentes no mar, na água e areia, damos ainda mais tempo para que haja proliferação de bactérias prejudiciais à saúde.

3 – Não fique de biquíni ou sunga molhada

Podemos dizer que um dos maiores vilões na proliferação de bactérias, é passar o dia com roupas justas, molhadas e expostas ao Sol (mas ficar com biquíni molhado na sombra também não é uma boa ideia).

O ambiente úmido e abafado na região íntima, causado pelas roupas de banho molhadas, gera o ambiente perfeito para a multiplicação das bactérias que causam doenças como candidíase e a própria infecção de urina. Nossa dica é: se for passar o dia na praia, leve uma troca de roupa, assim, quando fizer pausas para almoçar, troque de roupa, vista peças secas, vá ao banheiro e não segure o xixi.

4 – Cuide da sua imunidade

A infecção de urina é uma doença oportunista. Sendo assim, quedas na imunidade podem dar ocasião para o desenvolvimento de uma infecção.

Se você costuma ficar doente facilmente, não deixe de procurar um médico antes de viajar, para verificar se há necessidade de repor vitaminas e minerais, a fim de fortalecer seu sistema imunológico.

5 – Urine após relações sexuais

Outro fator de risco para infecções urinárias são as relações sexuais. Sempre que houver penetração, é indicado urinar após a relação. Dessa forma você evita a entrada e permanência de bactérias que podem ser prejudiciais a saúde.

Tem mais alguma dúvida sobre doenças renais e do trato urinário? Entre em contato com nossa equipe!