É primavera! Conheça os cuidados que a estação requer dos pacientes renais

Cada estação afeta nosso organismo de alguma forma, conheça os cuidados essenciais para quem tem doenças renais.

A primavera é uma estação encantadora, a floração favorece mudanças muito agradáveis para a maior parte das pessoas.

No entanto, em alguns casos, a estação exige alguns cuidados reforçados para garantir a manutenção adequada da saúde.

Vamos conhecer alguns cuidados com seus rins que podem melhorar seu bem-estar na primavera, mas, antes, precisamos entender porque a estação exige atenção redobrada.

PRIMAVERA E DOENÇAS RENAIS, O QUE ISSO TEM A VER?

Inicialmente, a primavera não é um fator de risco para pacientes com doenças renais. O problema acontece quando o paciente não se adapta às mudanças que ocorrem a cada estação.

Geralmente, no inverno, diminuímos a ingestão de líquidos, passamos menos tempo ativos e, em alguns casos, as taxas de contágio por doenças infecciosas aumentam.

Porém, quando os dias mais quentes começam a aparecer é necessário readaptar sua rotina, hábitos alimentares e de saúde, para garantir que o tempo quente não cause problemas como a desidratação, por exemplo.

Além disso, na primavera as crises alérgicas são muito mais comuns, devido à polinização de plantas e flores, por isso, pacientes imunossuprimidos, como no caso de transplantados, precisam redobrar os cuidados para não desenvolverem crises asmáticas, de bronquite, etc.

COMO CUIDAR DA SAÚDE NA PRIMAVERA

1 – Hidrate-se de acordo com a recomendação médica

No calor, o risco de desidratação aumenta, como já falamos. Pacientes renais são muito mais suscetíveis à desidratação devido à baixa ingestão de líquidos.

Por isso, durante a primavera, pacientes renais devem manter a ingestão hídrica adequada, recomendada pelo seu médico nefrologista, seguindo à risca a quantidade indicada de líquidos.

2 – Não deixe de comparecer às sessões de diálise

Se você é um paciente renal em diálise, com certeza leva o tratamento a sério e não deixa de comparecer a nenhuma sessão de hemodiálise, certo? 

Durante as estações mais quentes, muitas pessoas procuram aproveitar os dias viajando. Caso você planeje tirar alguns dias de folga, não deixe de organizar junto à sua equipe médica as sessões de diálise.

A equipe também poderá avaliar a necessidade de realizar sessões de hemodiálise em trânsito, em todos os casos, não deixe de consultar seu médico antes e depois da viagem

3 – Cuidado com o Sol

A exposição solar é benéfica (quando feita de maneira adequada) para o organismo. Em torno de 5 a 10 minutos de exposição durante a manhã ou fim do dia são o suficiente para garantir a produção de vitamina D, que fortalece os ossos, dentes, imunidade e melhora a saúde da pele.

Porém, pacientes transplantados e imunossuprimidos devem utilizar proteção solar com FPS acima de 50, isso porque, devido à baixa imunidade, são mais suscetíveis a desenvolver câncer de pele

4 – Alimentação adequada

Durante os dias mais quentes, a chance de pacientes renais aumentarem de peso é maior, devido à ingestão não recomendada de líquidos.

Para evitar esse problema, o ideal é que mantenha uma alimentação mais leve e equilibrada. Uma sugestão é que experimentem mais pratos vegetarianos, que são ricos em fibras, leves e possuem proteínas menos prejudiciais aos rins do que a carne vermelha, por exemplo.

Para saber como cuidar melhor da sua saúde, entre em contato com nossa equipe e agende uma consulta com nossos especialistas.