HDF: entenda sobre esse novo tipo de hemodiálise

Conheça a hemodiafiltração, método ainda mais eficaz de terapia de substituição dos rins

Os pacientes das doenças renais crônicas, comumente, recebem tratamentos como a diálise peritoneal, a hemodiálise ou infusão de medicamentos / tratamento conservador.

Porém, recentemente, uma nova forma de terapia tem chamado atenção por sua eficácia. Trata-se da HDF (hemodiafiltração), saiba mais sobre o assunto!

Conheça a HDF

A Hemodiafiltração, além de filtrar o sangue do paciente, promove uma limpeza ainda mais minuciosa. Isso se dá por conta da infusão em alto volume da solução com água ultrapura. O que acarreta mais pressão durante a filtragem / funcionamento da máquina.

Em termos científicos, esse processo se dá por difusão e convecção. Com isso, o resultado é que as toxinas são “empurradas” para fora do organismo, tudo com a ajuda do filtro de alto fluxo.

Saiba as vantagens da hemodiafiltração

Devido a sua alta capacidade de filtração, a HDF tem ainda mais benefícios, entre eles podemos citar.

• Remoção de moléculas pesadas (não removidas pela hemodiálise convencional);
  • Diminuição da chance de intercorrências;
  • Menor chance de queda da pressão arterial durante a sessão;
  • Maior disposição para as tarefas do dia a dia;
  • Maior sobrevida ao paciente;

Quem pode passar pela HDF?

Ainda que apresente muitas vantagens, a HDF não é indicada para todos os pacientes da hemodiálise. Seu “público-alvo” são os pacientes com maior fator de risco para doenças cardiovasculares e insuficiência cardíaca.

HDF na Nefroclínica

A Nefroclínica conta com o aparelho de hemodiafiltração desde o início de 2021, nossos colaboradores já passaram por treinamentos e capacitações.

Estamos sempre trabalhando para realizar o melhor atendimento!

Conheça nossos outros Procedimentos .