CUIDE DE SAÚDE DO SEU RIM

Os rins trabalham em dupla, e são responsáveis não só por filtrar o sangue. Como também equilibram o sal e a água do nosso corpo, produzem a renina, enzima que estimula a secreção de um hormônio capaz de elevar a pressão arterial quando ela cai bruscamente. E também fabricam a eritropoietina hormônio responsável pela maturação dos glóbulos vermelhos do sangue na medula. Que se estiver em falta, surge a anemia. Sem contar que neles que ficam estocados minerais importantes para os ossos, como o cálcio e o fósforo. Eles vão sendo liberados de acordo com as necessidades do esqueleto

É, a lista das funções renais é grande. Mas o número de disfunções a que o órgão está sujeito não é menor. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum desses males, como cálculos, inflamações, infecções, sendo que sete em cada dez vítimas nem sequer desconfiam. Uma ameaça e tanto, já que muitos deles, quando se repetem, podem levar à doença renal crônica (DRC).

Cuide dos seus rins! Faça com periodicidade dois exames que são capazes de sinalizar complicações: o de urina simples, ou tipo 1, e o que dosa a creatinina no sangue.

Outras Notícias: