Nefropediatria

Sexta-feira comemorou-se o dia do pediatra. A pediatria é um campo relativamente novo na medicina. Os primeiros centros médicos de atendimento especializados em crianças foram criados no século 19, na Europa.  Criado em 1880, o termo “pediatria” tem origem na junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura). 
No Brasil, em 1910, alguns médicos se organizaram numa associação que deu origem à centenária Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que, a partir de então, tem atuado como a representante máxima dos interesses da especialidade no país.   


Assim, os pediatras, ou como diriam os gregos “aqueles que curam as crianças”, têm ao longo da história do mundo e do Brasil desempenhado seu papel, com o máximo de zelo e rigor, nas diferentes faces da assistência: promoção de comportamento saudáveis, prevenção de doenças e diagnóstico e prescrição de tratamentos. 


No cuidado com os rins não é diferente. O Nefropediatra é o médico especializado em tratar e prevenir doenças renais na infância. Conversamos com a Dra. Alessandra Vitorino Naghettini que explicou quais as doenças que englobam esta especialidade: “De um forma geral, todas as doenças do rim:  Síndrome Nefrótica e nefrítica, Infecção do Trato urinário, Litíase, malformações do trato urinário, Hematúria,  Hipertensão arterial, Doença renal crônica e aguda.”


Prematuros, crianças com baixo peso ao nascimento, obesos, história de proteína e sangue na urina e/ou malformação renal, histórico de Infecção de urina estão no grupo de risco, como esclareceu a doutora. O atendimento por um especialista é essencial para um bom tratamento.

Para a prevenção da Doença renal crônica (DRC) devemos cultivar hábitos de vida saudável, alimentação  adequada e realizar exercício fisico  que podem diminuir  velocidade  de evolução da DRC.  O controle do sal  na alimentação também pode ajudar a prevenir a formação de pedra nos rins. Mas, quando os pais devem levar o filho ao médico?  Sempre que apresentarem: proteína e sangue na urina e/ou malformação renal, historia de infecção de urina, com alguma doença renal confirmada.

Outras Notícias: