Reabilitação pós-Covid na DRC

A Covid-19 tem atingido uma imensidão de pessoas ao redor de todo o mundo.  Cada vez mais, a faixa etária, condição física e de saúde do paciente têm sido menos relevantes no momento do contágio e na gravidade dos sintomas.

Pessoas pacientes da doença renal crônica também têm sofrido com o novo coronavírus, saiba mais sobre o assunto logo abaixo!

Estudos apontam impactos sobre os rins

Segundo o artigo científico “Post-COVID-19 rehabilitation: a special look at chronic kidney disease patients” (disponível para leitura na internet, porém, em língua estrangeira), produzido pelos autores
Heitor S. Ribeiro, Antônio Inda-Filho, Paul N. Bennett e, as pesquisadoras e fisioterapeutas da Nefroclínica, Amanda E. Rodrigues, Jennifer Inácio Cantuária; há evidências de que o Covid-19 (novo coronavírus) pode impactar negativamente os rins e a DRC (doença renal crônica). Gerando ainda, um prognóstico negativo para a DRC.

As principais sequelas do Covid nos pacientes da DRC foram a recuperação incompleta da função renal, atrofia muscular, fraqueza, cansaço, fibrose pulmonar (lesão nos tecidos dos pulmões) e necessidade de terapias substitutivas para os rins.

Isto é, as sequelas atingem principalmente ao sistema cardiopulmonar, musculo esquelético e cognitivo.

Reabilitação pós-covid na doença renal crônica

Pensando também em formas de proporcionar e promover conhecimento acerca de como melhorar a saúde do paciente na DRC através de terapias de reabilitação, trouxemos aqui um panorama sobre o artigo científico mencionado acima, acompanhe!

Segundo a pesquisa, os programas de reabilitação, além de tratar os danos sistêmicos ainda proporcionam benefícios à saúde a longo prazo.

Reabilitação cardiorrespiratória

Pacientes que dialisam ou têm a DRC precisam ter a função cardiorrespiratória acompanhada de perto, já que, são um grupo de alto risco.

A fibrose pulmonar, por exemplo, pode ser agravada nestes pacientes. O que, consequentemente pode acarretar a dispneia e fibrose pulmonar por até 6 meses

Já a função cardíaca, também pode ser fortemente afetada, causando lesões agudas e arritmias, o que contribui para o maior risco de mortalidade nestes pacientes.

Portanto, é preciso investir em exercícios aeróbios, como modificador potencial, mudanças de hábitos, adequação de medicações e exercícios terapêuticos de reabilitação para aliviar sintomas de longo prazo, ativar mecanismos antioxidantes e defesas inflamatórias.

Alguns fatores precisam ser considerados para a elaboração do programa de reabilitação, alguns deles são:

• Kt/V > 1,2 (pacientes em diálise);
  • Ganho de peso inter-dialitico > 4kg deve ser evitado ou individualmente analisado (pacientes em diálise);
  • Monitoramento das anormalidades eletrolíticas;
  • Avaliação da presença de congestão pulmonar, derrame pleural, hipertensão pulmonar e edema periférico.

Reabilitação musculoesquelético

Pacientes da DRC frequentemente têm perda de massa muscular, fraqueza muscular e comprometimento da função física, quando acometidos pelo vírus SARS-Cov-2, podem entrar em um alto risco de comprometimento músculo esquelético.

Casos de pacientes graves que necessitaram internações em UTI podem refletir em atrofias musculares, inflamação sistêmica e atrofia. Assim, há também o risco da sarcopenia (perda de massa muscular).

Dessa forma é preciso realizar exercícios resistidos e a eletroestimulação.

Reabilitação cognitiva

Abordando também o aspecto psicológico, é preciso reduzir os danos causados pela quarentena, isolamento e contato reduzido com pessoas próximas. O que pode causar medo, estresse e ansiedade, levando aos déficits cognitivos como falta de memória, concentração, foco, dificuldade de tomadas de decisão, entre outros.

A terapia, assim como, estratégias de cadernos de anotações podem auxiliar o paciente neste quesito.

Conclusão

Constatou-se que, tais pacientes devem ser monitorados, em especial, os sistemas cardiorrespiratórios, musculoesquelético e cognitivo.

Lembramos que, como reforça o artigo, ações de reabilitação preventiva podem mitigar danos à função renal.

A Nefroclínica reforça seu compromisso em trazer atualizações e informes aos seus colaboradores e pacientes.

Lembramos você de que, agora, a Nefroclínica oferece a fisioterapia para seus pacientes em diálise, algo que pode auxiliar a reabilitação pós-covid. Para maiores informações consulte seu convênio conosco.

Você precisa de ajuda? Nossos contatos são:

Telefone: (62) 3251-1911

E-mail:contato@nefroclinicagoiania.com.br

Endereço: RUA C-149, QD 323 LTS 6/7 Nº 1145 JARDIM AMÉRICA – GOIÂNIA – GO

Estamos a sua disposição!