O sódio é uma substância muito importante para o corpo, mas prejudicial em excesso, em especial, para pacientes renais. Saiba como diminuir a quantidade de sódio nos seus alimentos.
Pacientes com problemas renais, hipertensão ou insuficiência renal crônica, não podem consumir grandes quantidades de sódio (sal). O excesso de sal no organismo causa retenção de líquidos, o que sobrecarrega os rins e o coração, causando aumentos na pressão arterial e insuficiência renal, além de poder, também, ocasionar cálculos renais.
Por isso, saber reduzir a quantidade da substância ingerida por dia é fundamental para manter e preservar a saúde desses pacientes (e de qualquer pessoa que use muito sal, pois também podem desenvolver esses problemas devido aos maus hábitos).
Confira as nossas dicas para reduzir o seu consumo de sal:
1 – Cozinhe mais, compre menos
Comer fora pode até ser gostoso, mas para quem precisa controlar a ingestão de sal, esse hábito se torna um risco.
O problema com a comida preparada em restaurantes é a grande quantidade de temperos ricos em sódio utilizados na maioria dos pratos, o que torna inviável seu consumo frequentemente.
A melhor forma de garantir o cuidado com sua alimentação é cozinhando mais! Essa é uma ótima forma de se aperfeiçoar na culinária, aprender novas receitas, preparar pratos diferentes e, até mesmo, economizar.
2 – Evite fast food e alimentos industrializados
Alimentos industrializados e fast foods são grandes vilões da saúde renal.
Evitá-los é fundamental para preservar os rins, afinal, os alimentos industrializados são ricos em sódio e outros químicos prejudiciais.
Além disso, esses alimentos são preparados com mais sal para programar seu cérebro a querer comer o alimento novamente, afinal, assim como o açúcar, o sal também é viciante para nosso cérebro.
3 – Faça receitas com ervas aromáticas e outros temperos
Que tal descobrir novos sabores ao cozinhar? Existem centenas de especiarias e ervas que podem ser utilizadas e combinadas para formar sabores deliciosos.
É possível condimentar os alimentos sem exagerar no sal, e se você procurar, há diversas receitas de misturas de temperos que são simples, rápidas e práticas de preparar.
4 – Não use temperos prontos
Os temperos prontos, são ricos em sódio e substâncias prejudiciais à nossa saúde, evite ao máximo utilizá-los no preparo das suas refeições.
5 – Prepare sal de ervas
Por fim, uma forma de começar a reduzir o sal para quem não consegue abrir mão, é preparando um sal de ervas.
É possível acrescentar alguns temperos ao sal comum, fazendo com que uma quantidade menor deixe ainda mais sabor nos alimentos, reduzindo a quantidade de sódio ingerida em cada refeição.
Lembre-se, o paladar humano é adaptável, no início, reduzir o sódio dos alimentos poderá deixar a comida insossa mas, após o período de adaptação, seu paladar estará mais “limpo” e você conseguirá sentir melhor o gosto dos alimentos.