Saiba como diferenciar esses dois problemas
Uma dúvida muito comum nos consultórios médicos é sobre a dor nas costas. Muitas vezes ela pode ser um simples resultado de um dia em que carregamos um peso acima do ideal ou ainda, trabalhamos com uma má-postura.
Outras vezes ela pode indicar algo mais sério: um evento nos rins! Saiba identificar essas duas diferentes causas. Leia este nosso artigo e fique por dentro!
O que é a Lombalgia?
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a lombalgia, é a dor que ocorre na região lombar (parte baixa da coluna vertebral).
Ela é extremamente frequente em pessoas de ambos os sexos e diversas idades. Sendo que, é o segundo motivo que mais leva pacientes aos consultórios no país, perdendo apenas para o resfriado! (Informação de 18/09/2019 – SBR).
Outro dado interessante é que, mais da metade dos pacientes melhora em até 1 semana após a queixa. Enquanto, apenas 5% deles continua com o sintoma após mais de 6 meses.
Quando a dor nas costas é muscular?
A dor nas costas muscular costuma acontecer quando, como dito anteriormente, realizamos um esforço repetitivo, ou trabalhamos diariamente com uma má postura. Até mesmo, a falta de condicionamento físico pode ser responsável por causar a lombalgia.
Nestes casos, o médico encontra o diagnóstico através da entrevista ao paciente (relato de seu dia a dia), somado ao exame físico. Não costuma ser necessário exames de imagem, quando preciso, o exame mais comum é o raio x. Mas, de forma geral, o diagnóstico é feito dentro do próprio consultório.
Quando é uma questão renal?
A dor renal pode acontecer por conta da pielonefrite e cálculos renais (pedra nos rins).
A dor renal também tem suas características próprias, ela é uni ou bilateral. Atinge a parte baixa do tórax e parece ser uma dor profunda. Ela ainda pode atingir outras regiões como as coxas, virilha e lateral do abdômen.
A dor do cálculo renal, por sua vez, é intensa e não se alivia nem mesmo com o repouso. Uma dor súbita, chamada de cólica renal. Não há uma posição mais confortável. Outros sintomas presentes são a urina mais amarelada, dor ao urinar, cansaço constante, entre outros.
Esse tipo de dor, também pode estar associado a outros problemas renais. É o caso da infecção urinária e da pielonefrite. Saiba mais sobre ambos os temas a seguir.
O que são as infecções urinárias?
A Infecção do Trato Urinário (ITU) consiste em uma infecção, comumente de causa bacteriana. Ela pode acometer a uretra (canal por onde eliminamos a urina), a bexiga, os ureteres e / ou os rins.
São muito frequentes no verão, especialmente nas mulheres, como explicamos em nosso artigo “Proteja seu verão das infecções urinárias!”
O que é a pielonefrite?
A pielonefrite, mais especificamente é a infecção urinária que alcança os rins e traz febre, náuseas e dor nas costas.
Confira este vídeo de nossa nefrologista, Dra. Mariana Pigozzi, sobre o assunto!
Caso você esteja passando pelos sintomas descritos no texto, consulte-se com um médico nefrologista.