Saiba quais são os sintomas das doenças renais na infância

A doença renal atinge de formas diferentes adultos e crianças, saiba mais sobre o assunto logo abaixo!  

Ao contrário do que, às vezes, imaginamos, as doenças renais não atingem apenas pessoas maduras. Elas podem acometer também crianças e bebês. É sobre isso que falamos no artigo Doenças Renais na Infância.

Sabendo disso, muitos pais nos questionam quais os sintomas específicos nas crianças e adolescentes.

Sintomas 

A respeito das Doenças Renais que acometem as crianças, confira o comentário de nossa nefropediatra, Dra. Alessandra Vitorino Naghettini!

Segundo a especialista, quando a criança ou o adolescente é paciente da Doença Renal Crônica (DRC). Ele ou ela pode sofrer comprometimentos no crescimento e desenvolvimento, como a baixa estatura, o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e a dificuldade escolar. Conheça melhor cada tópico a seguir! 

Baixa estatura  

Isso se dá em função, principalmente, pela insuficiência do metabolismo na produção do hormônio do crescimento (GH, ou, growth hormone). Além desta causa, podemos citar também a anemia, a desnutrição, transtornos ósseos e minerais, assim como as deficiências eletrolíticas.  

O tratamento será sempre composto por um conjunto de ações, como a terapia com hormônios. A alternativa é segura e deve ser administrada precocemente. Além disso, a equipe médica deverá balancear as ações nutricionais e metabólicas.  

Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor  

Este atraso significa que a criança paciente da DRC poderá estar aquém das capacidades de outras crianças de sua faixa etária. Entre estas capacidades, podemos citar as atividades cognitivas, a motricidade, comunicação e socialização. 

 Dificuldade escolar 

As crianças pacientes de DRC, em especial, as que fazem o tratamento de hemodiálise clínica, podem ter dificuldade de acompanhar e manter-se na escola durante ou após o tratamento. 


Por este motivo, algumas delas não apresentam frequência regular no ensino, o que pode dificultar seus processos de aprendizagem. 

É dever de toda a rede de apoio (família, amigos, equipe médica e psicólogo) ter atenção às necessidades intrínsecas das crianças, como a socialização (que também pode ficar prejudicada). E também os conflitos internos, questões existenciais e autoestima. 

Outras doenças renais na infância

Para outras doenças relacionadas aos rins, como por exemplo, a infecção urinária, os quadros diferem um pouco mais, principalmente quando levamos em consideração a faixa etária do paciente.  

Um bebê recém-nascido pode não apresentar ganho de peso, enquanto um adulto pode enfrentar sintomas febris, como mencionado pela Dra. Alessandra Vitorino Naghettini, no vídeo acima.  

Portanto, é preciso sempre lançar um olhar especialmente atento para as crianças com adoecimentos renais. Afinal, alguns detalhes precisam ser notados.  

Gostaríamos de reforçar também que o tratamento para a criança com problema renal é totalmente adaptado para a sua idade. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui 

Lembramos que a Nefroclínica, centro de referência em Nefrologia, tem como diretriz o tratamento, cuidado e carinho totalmente humanizado para com seus pacientes. Aqui, os seus pequenos estarão protegidos!  

Conheça nosso corpo clínico! 

Outras Notícias: